top of page

 

3ª Edição - Fevereiro de 2020

​

O Persist_EU foca-se nas perceções e crenças de estudantes sobre ciência, tecnologia, saúde e ambiente e a sua importância no futuro próximo da União Europeia.

​

O que se tem feito?

​

A primeira fase do projeto (IO1) foi finalizada após nove meses de trabalho. O IO1 consiste numa plataforma online para avaliação da literacia científica e a qualidade da formação científica relacionada com o projeto.  A ferramenta contém diferentes questionários acerca de quatro tópicos que testam as crenças, conhecimentos, perceções e confiança dos usuários. Adicionalmente, a ferramenta permite uma rápida análise das respostas, permitindo acelerar a melhoria da literacia científica.

​

Em que fase estamos?

​

O IO2 (indicadores de padrão de apropriação de ciência social) está a ser desenvolvido. O consórcio está a trabalhar num livro digital, no qual constará a análise e discussão dos dados resultantes das atividades do projeto. O e-book terá acesso gratuito e estará disponível para qualquer organização interessada.

​

O que é novo no projeto?

​

Nos últimos meses, vários objetivos foram atingidos, como a criação do website e a conclusão do IO1. Os parceiros encontraram-se numa reunião transnacional com o objetivo de fazer o balanço da evolução do projeto e os Science Camps foram estruturados.

​

•  Reunião Transnacional, Lisboa, Novembro de 2019

​

A Segunda Reunião Transnacional foi no dia 18 de Novembro de 2019, em Portugal, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e foi organizada pelos nossos parceiros portugueses. Todos os parceiros tiveram um ou dois representantes na reunião, de modo a analisar a evolução do projeto e as tarefas futuras. Durante a reunião, os parceiros avaliaram a ferramenta TIC, assim como validaram as atividades e delinearam os próximos passos.

 

•  Science Camps

​

Os Science Camps são debates, acerca de alterações climáticas, vacinas, OGM e medicinas complementares e alternativas, nos quais participam 500 estudantes europeus.

Serão estruturados em duas partes: primeiro, visualização de vídeos e conversa com especialistas das quatro áreas e, posteriormente, um debate aberto, em que os alunos irão trocar argumentos sobre os temas. Em Janeiro de 2020, o Science Camp piloto teve lugar em Itália, organizado pela Universidade de Bergamo.

Os restantes eventos estavam agendados entre Março e Maio. No entanto, devido à pandemia COVID-19, as atividades tiveram de ser adiadas.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

 

               

                             Pode visualizar os vídeos do Science Camp em Bergamo aqui.

​

Próximos Passos

​

•Os parceiros estão a organizar os Science Camps que irão decorrer no corrente ano.

•Todos os parceiros estão a trabalhar na conclusão do objetivo IO2.

​

​

Itália.PNG
bottom of page